Logo Arapint 2












Conheça mais sobre Tinta em Pó

Tinta Pó

A aplicação de Tintas em Pó é um método moderno de obtenção de acabamentos decorativos e protetivos em uma grande variedade de materiais e produtos, que são usados tanto pelas indústrias quanto pelos consumidores.

 

A Tinta em Pó usada nesse processo é uma mistura homogênea de cargas minerais, pigmentos e resinas na forma sólida , moída em partículas finas que, através de um equipamento especial - pistola eletrostática - são misturadas com o ar e carregadas eletricamente. Essas partículas carregadas aderem à superfície a ser pintada , superfície esta que deve estar devidamente aterrada , num processo muito semelhante ao pó que adere à tela da televisão ou do computador. As partículas de Tinta em Pó, que permanecem aderidas à peça por carga estática, são em seguida aquecidas e fundidas num revestimento contínuo em um forno ou estufa. Quando a tinta se funde, os componentes químicos desta tinta, no caso as resinas, reagem entre si, formando um filme .O resultado é um acabamento uniforme de alta qualidade, atraente e durável.

 

Tintas em Pó são, atualmente, a tecnologia de acabamento de maior crescimento no mundo.

 

Onde as Tintas em Pó são usadas?

Hoje em dia centenas de diferentes produtos são revestidos com Tintas em Pó.

 

Indústrias de eletrodomésticos utilizam Tintas em Pó na pintura das superfícies externas e de componentes de geladeiras e freezers, condicionadores de ar, aspiradores de pó, lavadoras de louça e roupa, secadoras, aquecedores de água e no interior de fornos de microondas.

 

As indústrias automobilísticas, de motocicletas e de autopartes utilizam Tintas em Pó para a pintura de rodas de aço e de liga leve, maçanetas, molas de aço, peças dos sistemas de freios e de suspensão, limpadores de para-brisas, pequenas peças de acabamento, racks, chassis de caminhões e ônibus, radiadores, filtros de ar e de óleo, várias peças do motor e mesmo faróis. Já existem Tintas em Pó utilizadas como primer automotivo em cabinas de caminhões e como vernizes topcoat (acabamento) na indústria de motocicletas.

 

Tintas em Pó são utilizadas pelo setor de construção civil na pintura de esquadrias de alumínio para janelas e portas, em grandes fachadas de aço laminado, em maçanetas de portas, luminárias, telhas de aço e estruturas de telhados.

 

Há também um sem-número de outras aplicações onde se utilizam tintas em pó: quadros e peças de bicicletas, extintores de incêndio, antenas miniparabólicas, componentes elétricos, máquinas e implementos agrícolas, equipamentos e pesos de musculação, gôndolas e prateleiras de supermercados, balcões frigoríficos, equipamentos de dentistas, máquinas de refrigerantes tipo vending machine, móveis de escritório, camas, cadeiras e móveis de aço tubular, gabinetes de computador, carrinhos de bebê e cercados, móveis de jardim, cestos de lixo e bancos para shopping centers, grandes painéis de controle elétrico, caixas de ferramentas, balanças de banheiro, torneiras e metais sanitários banhados a ouro, oleodutos, gasodutos e tubulações de gás de rua, telefones públicos e mais centenas de aplicações, das mais corriqueiras às mais exóticas.

 

Quais são as vantagens das Tintas em Pó?

As razões para o crescimento fenomenal das Tintas em Pó no mundo são muitas, destacando-se entre elas:

 

  • Tintas em Pó produzem um acabamento atraente que se caracteriza por uma excelente resistência à corrosão, ao calor, impacto, abrasão intemperismo e extremos de calor ou frio. As possibilidades de coloração e acabamento são virtualmente ilimitadas, podendo apresentar acabamentos de alto, médio ou baixo brilho, efeitos metálicos, perolados, transparentes e mesmo incolores. Acabamentos texturizados, microtexturizados e enrugados nos mais diversos brilhos são utilizados para embelezar peças e esconder pequenas imperfeições - por exemplo, algumas marcas de fundição. Tintas em Pó podem ser formuladas para a aplicação em baixa ou alta camada, de acordo com a finalidade desejada.

 

  • É menos agressiva ao meio-ambiente - Tintas líqüidas requerem uso de solventes. Esses solventes necessitam de sistemas de exaustão, filtragem e recuperação para reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis (os chamados VOC´s). Tintas em Pó não contém solventes, e portanto emitem quantidades ínfimas desses compostos orgânicos voláteis (quando emitem). O ar da cabine de aplicação pode ser retornado ao ambiente com segurança, tornando o processo de aplicação de Tintas em Pó uma alternativa de acabamento mais limpa e segura.

 

  • Como o pó aplicado é seco, até cerca de 98 % do overspray (o pó que não se fixa na peça a ser aplicada) pode ser recuperada e reutilizada. Nas tintas convencionais em alguns casos do que se aplica até 50% vai embora, ou seja, você paga para jogar fora e ainda mais poluir a atmosfera e o meio-ambiente.
     

  • A grande eficiência de operação de um sistema de Tintas em Pó economiza tempo e recursos. Não é necessário tempo de flash-off. As peças a serem aplicadas podem ser dispostas de maneira bastante compacta no transportador de modo a passar rapidamente pelo processo produtivo, resultando em um menor custo por unidade.

 

  • Mais peças podem ser aplicadas automaticamente, pois a Tinta em Pó não escorre ou pinga, o que resulta em uma taxa de rejeição significativamente baixa.